Campanha Jogue Limpo - Resultados Positivos

Publicado em 04/04/2019 às 09:20 - Atualizado em 04/04/2019 às 09:22

No segundo semestre de 2018, a Prefeitura Municipal de Laurentino deu início as atividades de conscientização sobre a Coleta de Lixo com a Campanha Jogue Limpo – Todo Mundo Ganha.
Nesse período foram realizadas diversas atividades de divulgação da Campanha através de panfletagem, jornais, televisão e redes sociais. Também foram realizadas reuniões com vários setores da Prefeitura Municipal e Oficinas abertas ao público.
O trabalho de conscientização passa também pela escola e pelos centros de educação infantil, onde estão sendo realizados concursos culturais como desenho e fotografia sobre o tema da campanha.
Os primeiros números apresentados no ano são positivos. Para comparação, no mês de fevereiro de 2018, foram coletados 112 toneladas de lixo e no mês de fevereiro desse ano houve redução para 88,76 toneladas recolhidas. O mês de março apresentou novamente redução. Em 2018 foram recolhidos 121 toneladas e nesse ano 95,28 toneladas.
A Campanha Jogue Limpo – Todo Mundo Ganha, impacta diretamente na saúde financeira do município. Nesses dois meses analisados, a redução representa uma economia de aproximadamente R$ 20 mil Reais para os cofres públicos.
Para o Prefeito Gilberto Marchi, a campanha “é uma iniciativa importantíssima não só pela economia gerada para o município, mas por trabalhar temas ligados a sustentabilidade e meio ambiente contribuindo com a formação de cidadãos mais conscientes nessas causas”. O Prefeito também agradeceu a população que abraçou essa iniciativa: “Precisamos também agradecer a população laurentinense pelo engajamento nessa campanha. Porque esses bons resultados que estamos obtendo é fruto da participação da comunidade que abraçou essa causa”.
A campanha continuará sendo veiculada nos meios de comunicação e os trabalhos de conscientização seguirão seu planejamento. Ainda há muito para melhorar. Em breve os esforços serão concentrados na conscientização da utilização de composteiras, uma vez que o resíduos orgânicos representam uma grande parte do lixos produzidos nas residências.