SAS
SAS - 13ª Conferencia Municipal de Assistência Social realizada na sexta feira dia 27/08

Publicado em 01/09/2021 às 16:44 - Atualizado em 01/09/2021 às 16:56

A tarde de sexta feira 27 de agosto foi marcada pela realização da 13ª Conferencia Municipal de Assistência Social, tendo como tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

No protocolo de abertura, a mesa de autoridades composta por um trabalhador do SUAS sendo representado pelo Assistente social do CRAS João Luis Suppi Rodrigues, uma representante de usuário, senhora Maria do Carmo Lamin, a Secretaria Municipal da Assistência Social, Elaine Luckmann de Rezende, representando a Câmara de Vereadores, o Vice-presidente Maicon Luis Schmidt, o prefeito Municipal Sr. Marcelo Tadeo Rocha, e a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, senhora Jandira Terezinha de Oliveira. A senhora Maria do Carmo, leu trechos de entrevistas realizadas com usuários do CRAS e da SAS, dando voz aos usuários sobre o que acham de dificuldades e facilidades nos serviços prestados. A secretaria Elaine, trouxe o relatório de atendimentos, e a estrutura da secretaria que conta com um equipamento CRAS e os serviços de proteção especial realizados na gestão. O prefeito Marcelo falou sobre o objetivo da Conferência como oportunidade de avaliar a politica e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos dos seus usuários. A Senhora Jandira representando os demais conselheiros da Assistência Social, abriu a conferência falando da importância deste momento de discussão, agradecendo a presença de todos as pessoas, desejando uma ótima tarde de trabalhos.

A palestrante senhora Ana Paula Araujo, conduziu os trabalhos da tarde, explanando a temática desta 13ª conferência, sendo tratado os 5 eixos a Equidade, Financiamento, Controle Social, Seguranças, Atuação em Calamidades Públicas.

"Nós avaliamos este evento como bastante positivo, pois dos 60 participantes presentes, a grande maioria são usuários da nossa política de Assistência Social, e membros das instâncias de controle social como membros do Conselho Municipal da Assistência social, do Conselho Municipal do Idoso, do Conselho municipal dos direitos da Criança e do Adolescente. E todas as proposições, todas as ações da secretaria, são pautadas nas necessidades dos nossos usuários e deliberadas nestes grupos." Enfatizou a Secretaria Municipal de Assistência Social, Elaine Luckmann de Rezende.

Ao final diversas propostas em cada eixo foram eleitas, a nível municipal, estadual e nacional. Os delegados eleitos participarão da conferência estadual.