Administração
Agentes Comunitários de Saúde recebem treinamento referente a campanha Jogue Limpo.

Publicado em 05/10/2018 às 14:51 - Atualizado em 05/10/2018 às 14:53

O município de Laurentino dando continuidade na Campanha Jogue Limpo – Todo mundo ganha, realizou no dia 02 de Outubro (última terça-feira), um Treinamento com Agentes Comunitários de Saúde (ACS), cujo objetivo foi evidenciar as ações que serão desenvolvidas durante a Campanha.
Foi apresentado aos Agentes Comunitários de Saúde, noções acerca do tema de resíduos sólidos urbanos, conceito este conhecido como o lixo produzido nas cidades, que podem ser divididos em dois grandes grupos: Resíduos Úmidos (todo resíduo que não é capaz de ser reciclado e é enviado ao Aterro Sanitário) e Resíduos Secos (aquele resíduo que pode ser reciclado e deve ser enviado a um Centro de Triagem, por meio da Coleta Seletiva).
Os ACS, puderam identificar quais são os materiais passíveis de reciclagem, sendo orientados sobre a necessidade de realizar a segregação (separação) destes materiais e então possibilitar a destinação adequada para a Coleta Seletiva que será implementada no município.
Na sequência, é apresentada uma nova forma de tratamento dos resíduos orgânicos (restos de alimentos) que pode ser realizada no próprio domicílio, a técnica da compostagem, que consiste basicamente em transformar a matéria orgânica que seria destinada de forma inadequada ao lixo comum em adubo natural. Esta técnica pode ser desenvolvida de diversas formas, sendo demonstrada na ocasião: a Composteira doméstica com a utilização de minhocas, explicações acerca de como montar uma composteira, seu funcionamento e processo, além de quais resíduos orgânicos pode, ser colocados na composteira e o que podem fazer com o composto produzido ao final do processo, sendo este, útil para regar jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Segundo o Prefeito Municipal, Gilberto Marchi, a Coleta Seletiva que será implementada no território municipal, possibilitará a valorização dos materiais, bem como a melhoria nos aspectos de limpeza urbana, preservação do meio ambiente e também dos recursos naturais. Além disto, a técnica da compostagem que têm sido evidenciada na Campanha é de extrema relevância, uma vez que os resíduos orgânicos, que muitas vezes são destinados de forma inadequada pelos munícipes à coleta convencional acabam sendo encaminhados aos Aterros Sanitários e na sua decomposição geram o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa, prejudicando assim o meio ambiente e também onerando as contas públicas.

Destaca ainda que, as ACS, são profissionais de excelência e sempre dispostas a auxiliar o município, logo, as mesmas, entendendo a importância destas questões para Laurentino, aceitaram prontamente receber o treinamento para então propagarem as informações e levar os materiais da campanha (como os panfletos), aos residentes locais.

Os trabalhos foram coordenados pela empresa contratada, a H2SA Soluções em Saneamento Ambiental, que irá assessorar o município durante as ações.